COBRE URINA RECENTE
Instruções para paciente
COBRE [COBRE] URINA [U]MATERIAIS CONSERVANTES
URINA HNO36N
ÚLTIMA ATUALIZAÇÃO: 31/08/2017 14:47:43
PALAVRAS CHAVES
Cuprúria
ÁREA
TOXICOLOGIA INDUSTRIAL
CONDIÇÕES
- Urina recente.
VOLUME RECOMENDÁVEL
- 4,0 mL.
QUESTIONÁRIO
- Informar:
. Se há suspeita da Doença de Wilson.
. Se é exposto ocupacionalmente.
. Se faz uso de algum medicamento.
INSTRUÇÕES
- Lavar as mãos antes de colher.
- Colher urina após retenção urinária de 4 horas.
- Fazer higiene da genitália com água e sabão, secar, desprezar o 1º jato de urina, coletar o jato médio em frasco próprio.
- Entregar a urina no laboratório até 2 horas após a coleta.
- Não colher em local de trabalho.
- Retirar o uniforme de trabalho antes da coleta.
COLETA
- Não utilizar recipiente de vidro para coletar ou acondicionar a amostra.
- Coletar o material em frasco desmineralizado.
- Processo de desmineralização de recipientes: Deixar o frasco (preferencialmente virgem) imerso em solução de ácido nítrico 5 a 10% por 48 horas. Enxague no mínimo 3 vezes em H2O (a de melhor qualidade possível, preferencialmente água tipo especial). Secar em estufa a mais ou menos 60 ºC (o recipiente de secagem deverá ser coberto com papel filtro, preso com elástico). Manter protegido contra poeira.
- Acidificar a alíquota a ser enviada com ácido nítrico (HNO3) até pH= 2,0. Pode-se utilizar outro ácido concentrado para acidificar.
CONSERVAÇÃO
- Até 7 dias, acidificado, refrigerado entre 2 e 8 ºC.
COMENTÁRIOS
O cobre sérico é utilizado juntamente com o cobre urinário e a ceruloplasmina no diagnóstico da Doença de Wilson, na monitorização de pacientes em nutrição parenteral total ou enteral, no diagnóstico diferencial da cirrose biliar primária, da colangite esclerosante primária e na avaliação da deficiência ou intoxicação por cobre. Cobre sérico alto e ceruloplasmina alta são encontrados na intoxicação por cobre, cirrose biliar primária e colangite esclerosante primária . Cobre sérico baixo é encontrado na Doença de Wilson, desnutrição e Doença de Menkes (doença de herança recessiva, ligada ao cromossomo X). Uso de estrógenos também eleva a ceruloplasmina e o cobre sérico, como observado em pacientes em uso de anticoncepcionais orais e grávidas. O cobre sérico se eleva durante o uso de ácido valpróico, carbamazepina, fenobarbital e fenitoína. Pode ser baixo nas situações de hipoproteinemia (síndrome nefrótica, má-absorção, desnutrição). No caso de avaliação ocupacional, a interpretação dos resultados fica a critério médico, já que não está determinado o Índice Biológico Máximo Permitido (IBMP), pela NR-7.
Fonte do valor de referência:
- TIETZ Clinical Guide to Laboratory Tests - Fourth Edition (retirando o limite inferior) [Tietz Clinical Guide to Laboratory Tests. Wu AHB. 4th Edition. Saunders Elsevier. W.B. Saunders Company. St Louis, Missouri. USA 2006] TIETZ. Norbert W. Clinical Guide to Laboratory Tests. Third Edition. p. 170.
FORMATO DE RESULTADO
Visualiza método e valor de referência
MARCAÇÃO (a partir da entrada do material no setor técnico)
Terca-feira ate as 12:00 hs, prazo: Quinta-feira as 15:00 hs
Quinta-feira ate as 12:00 hs, prazo: Terca-feira as 15:00 hs
* Considerar segunda-feira à sexta-feira como dias úteis.
PREÇO
R$ 11,71
Preço particular: R$ 87,00